sábado, 21 de junho de 2014

Guia ilustrado: Inserindo CORRETAMENTE um link em seu texto

Um guia direcionado para os escritores que publicam no Nyah! Fanfiction.

1) Antes de mais nada, você deve salvar a imagem em um site de confiança, não adianta pegar um link qualquer no google. Deve ser um link como esse: http://i.imgur.com/n5yfnWw.jpg
Este link está salvo na minha conta no site imgur.com
Mas existem outros tanto sites do mesmo tipo.

2) Não use links assim: https://www.google.com.br/search?espv=2&biw=1600&bih=799&tbm=isch&q=pendulo%20relogio&revid=1248399467&ei=f7WlU_2FJKzjsASa4IGICg&ved=0CB8QsSU#facrc=_&imgdii=_&imgrc=0VFm7opBw2n_lM%253A%3B2irkTGnrMhBknM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-FsLgS0i6YH4%252FUaFSmIkbu5I%252FAAAAAAAAAT8%252FfI4aMRzqL1s%252Fs1600%252F2090603.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fprofessornettao.blogspot.com%252F2013_05_01_archive.html%3B344%3B344

É isso mesmo, não dá para colar o link de busca do google. Deve ser um link com apenas a imagem que você deseja. Como essa que eu usei: http://i.imgur.com/n5yfnWw.jpg

3) Siga as imagens.


 (Clique para ver melhor)


 (Clique para ver melhor)



4) Clique na palavra, ela vai direcionar para a imagem. Exemplo: Maio em Versos - Tic Tac

Dicas: Pode parecer uma boa ideia colocar link em tudo que é coisa no seu texto, mas na verdade não é. Para mim é pura preguiça de escrever. A imaginação do leitor deve ser estimulada. Por isso você deve narrar corretamente as ações, os objetos, os lugares. Eu costumo usar essa ferramenta do link somente quando estou falando de algo que eu sei que poucas pessoas conhecem. 

Vou dar um exemplo simples. Leia o texto e me diga se compreendeu:

— Eu vim de moto.
— Jura? Você tem uma moto?
— Sim. Uma Harley-Davidson 883 Roadster.
— Não acredito! Cara você é meu novo melhor amigo — Leo deu uma boa olhada na motocicleta estacionada de frente à oficina — Olha esse cromado. Esse laranja metálico. O motor 883R, pode ligar para eu ouvir o ronco? — Alex entregou a chave para Leo, que subiu na moto parecendo uma criança na manhã de natal — Esse som do V2 é inconfundível. Você deve fazer um estrago com essa máquina.


Ok. Você sabe o que é uma Harley-Davidson 883 Roadster? Pelo texto sabe que é uma moto laranja com cromado e um motot 883R. 

WAT? Pois é, eu sei o que é uma Harley-Davidson 883 Roadster, pois conheço a moto. Mas, apesar de descrever bem a moto, o leitor não vai imaginar especificamente aquela moto, vai pensar em varias motos, mas não uma Harley-Davidson 883 Roadster. Em um livro você não tem essa boiada de clicar no link, não é? Por isso eu uso pouquíssimas vezes esse recurso. Acho legal de vez em quando, mas não para mostrar um sapato azul, por exemplo.


5) Leia as regras do site, se tiver dúvidas, pergunte para a moderação. Não siga o exemplo de quem viola as regras, essa desculpa não cola.


3 comentários:

  1. Quanto tempo demora para atingir a perfeição literária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pergunta difícil. Para um autor nada nunca está perfeito, a gente sempre acha que poderia ser melhor. Escrever profissionalmente requer muita dedicação e mesmo que eu o faça todos os dias, acredito que sempre tem algo novo para aprender ou melhorar.
      Então é uma eterna escola :D

      Excluir
  2. Eu coloco links e também descrevo. Eu coloco porque muitos leitores vivem pedindo imagens e etc, então eu coloco direto para facilitar. Eu não curto muito ficar colocando esses links, mas os leitores são insistentes.

    ResponderExcluir

Sabe porque a galinha atravessou a rua?
Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss)