domingo, 5 de janeiro de 2014

Decifrando os leitores fantasmas

Decifrando os leitores fantasmas
Por Kori Hime

O primeiro comentário a gente nunca esquece. Ou esquece? Bem, o meu primeiro não foi grande. Não foi uma crítica construtiva ou negativa. Apenas um simples comentário de incentivo para postar o próximo capítulo o mais rápido possível.
Depois do primeiro, vieram mais... as vezes menos... Dois comentários, vinte comentários, mil comentários, um comentário...

Sete anos e alguns meses (ou dias) depois...

O contador de acessos do Nyah! Fanfiction trouxe uma questão amarga para alguns autores. Todos já ouviram, ou leram, sobre leitores fantasmas. Existem diversas postagens nos blogs da vida, sobre autores desabafando suas angústias por passar a madrugada escrevendo para receber poucos comentários, ou nenhum.

Pois bem. Eu decidi compreender melhor o que vem a ser leitores fantasmas. Até então temos a versão dos autores, mas nunca dos leitores. Até porque eles teoricamente não existe.
A primeira coisa que fiz foi um simples questionário de múltipla escolha, baseado nos sete anos de escritora e leitora de fanfics. Mas até mesmo eu tive dificuldades de obter respostas.
Muito bem, a segunda fase foi conversar com pessoas que não costumam comentar histórias.

Guri curioso: Espera, tia Kori. Se eles são leitores fantasmas, como você conseguiu encontrá-los?
Tia Kori: Os irmãos Winchester estavam me devendo um favor, então...




Como foi feito: Eu criei um questionário e mais de 120 pessoas responderam. Depois mostrei as respostas para os “fantasminhas” camaradas que Dean e Sam capturaram. Então eu filtrei as respostas mais comuns.

Quando você não comenta uma história?

Primeira Fase: Na primeira parte eu quero saber exatamente o que te leva a NÃO comentar em um CAPÍTULO de uma história que acabou de ler.

Os 25% que costumam ler as histórias pelo celular e não comentam, os fantasminhas dizem que:

a) Tem preguiça de digitar;
b) Esta lendo a história pelo celular escondido (escola, trabalho, etc);
c) Tem dificuldade de digitar no aparelho celular.

Os 23% que tem preguiça de digitar o comentário, os fantasminhas dizem que:

a) Preguiça de dizer porque tem preguiça;
b) Preguiça de pensar;
c) Preguiça e ZZZzzzzZZZzz.

Os 38% somei entre aqueles que “leram e não gostaram” e os que “leram pela metade”, os fantasminhas dizem que:

a) O capítulo não foi como esperado, não gostou do rumo da história;
b) Erros ortográficos;
c) Ocupado para continuar a leitura ou comentar.

E os últimos 14% alegaram que não são bons com as palavras, os fantasminhas dizem que:

a) Não sabe o que digitar;
b) Acha que o autor não vai gostar;
c) Não quer nem tentar.

Segunda fase: O que te leva a NÃO comentar uma história em NENHUM capítulo?

 Os 32% selecionaram a opção: Não gosto do gênero mas gostaria de saber como a história é. Os fantasminhas dizem que:

a) Leu só por curiosidade;
b) Leu e não comentou pois não gosta de comentar;

Os 23% selecionaram a opção: Tenho vergonha de que descubram que eu leio aquela história. Os fantasminhas dizem que:

a) Lê fanfics escondido dos pais;
b) Tem vergonha que os amigos descubram que leu aquele gênero. (Geralmente Yaoi ou Yuri);
c) Tem vergonha de comentar.

Os demais 45% dizem que: Não gosta do autor, acha que o autor não precisa de mais um comentário ou simplesmente nunca comenta uma história. Os fantasminhas dizem que:

a) Não gosta do autor porque acha ele arrogante, pois não responde os comentários;
b) A história já tem muitos comentários e por isso não precisa de mais um;
c) Não gosta de comentar.


Terceira fase: Como você classifica os seus comentários QUANDO você escreve um?

Do Questionário
%
Fantasmas grupo 01
Fantasmas grupo 02
São pequenos, mas diretos.
44%
Comenta só histórias que gosta.
Lê somente histórias de amigos.
São grandes e muito detalhistas.
43%
Comenta sempre.
Lê todos os tipos de gêneros.
São grandes mas ruins.
5%
Comenta as vezes.
Usa conta fake.
São pequenos e ruins.
8%
Comenta pouco.
Tem vergonha de comentar.

Quarta fase: A quarta parte foi uma mesclagem dos curtos reviews mais utilizados.



Quinta fase: Você acha que seus comentários podem motivar o autor a escrever mais e melhor?



Sexta fase: O que você acha de autores que só postam o próximo capítulo se a história ganhar X comentários?

Aqui a resposta era livre. Todos poderiam digitar suas respostas. Eu não posso apresentar a maioria das respostas porque a classificação do Texto pularia de “Livre” para “Por conta própria”.

Então eu dividi isso em um gráfico simples.

Aceitam
Fazem igual
Não Aceitam
Indiferente
23%
16%
49%
12%
Lê ou abandona
Comenta
Comenta
Não comenta
As vezes comenta


Conclusão

Eu ouvi (na verdade li) muitas pessoas, diferentes opiniões. Fiquei decepcionada em saber que o maior motivo para uma pessoa não comentar uma história é a Preguiça. Se eu tivesse adicionado a preguiça em todas as respostas, vocês iriam se espantar. Todas as pessoas me falaram que tem preguiça em um certo momento.

Como escritora, é claro que eu gosto de saber o que as pessoas acham das minhas histórias. Mas hoje em dia eu não me importo tanto assim com o número de comentários. Até porque, minhas histórias favoritas possuem somente 3 ou 4 comentários. Isso não me desanima como escritora, não são os números que me incentivam escrever. Você pode concordar ou discordar disso, afinal, cada um tem uma opinião diferente para compartilhar.

Dicas da tia Kori Hime

Sempre marque a história em Acompanhamentos. Assim você poderá ter o controle de quais capítulos já leu, para não ficar perdido.

Comentários curtos, mas bem escritos.

“Não sou bom com as palavras” “Não sei o que dizer”

Você não precisa ser um crítico literário, também não precisa ser monossilábico.
O Nyah ainda te ajuda a formular um comentário, então use e abuse disso:

Primeiro exemplo:







Os tímidos: Se você optar em criar uma conta fake para que ninguém descubra quem é você, lembre-se: os autores procuram por críticas construtivas, não agressivas.
Uma conta fake não te dá o direito de ofender alguém, respeito é bom e todo mundo gosta.


Dúvidas do Guri curioso:

Você já ficou com preguiça de Ler/comentar?
Geralmente quando estou cansada ou ocupada. Por isso prefiro deixar para ler depois.

Você comenta TODAS as histórias que lê?
Não. Nem dá. Eu leio muitas histórias no Nyah. Mas a maioria das vezes, leio porque ser moderadora do site me leva a isso. Não tenho tempo de comentar, já que estou trabalhando. Mas quando encontro uma história interessante, eu marco nos acompanhamentos para ler novamente com mais calma e comentar.

Você tem leitores fantasmas?
Claro, todos temos. Mas não tem problema.

Você fica brava quando alguém diz que não gostou da sua história no comentário?
Não fico brava. Todos temos opiniões diferentes, respeito isso. Mas não tolero ignorância.

Quando você não gosta de uma história, o que você diz?

Sou sincera e falo o que foi que eu não gostei.

***

Espero ter ajudado. Foi interessante falar sobre isso. Não quero acusar ninguém, ou colocar os fantasmas contra a parede, até porque eles atravessam as paredes.
Autores, vocês agora podem ter uma ideia do porque seus leitores são fantasmas, não os condene ou assuste. 
Leitores fantasmas, quando se sentirem a vontade para dar um nome ao seu espectro, tenho certeza que fará muito autor feliz.

Ando tendo umas aulinhas com um terapeuta famoso, acho que eu devia ter seguido a carreira de Psicóloga.
Até o próximo meus docinhos. Se precisar de ajuda, sabem onde me encontrar.





Todas as pessoas entrevistadas tiveram seus nomes resguardados.
Os gráficos possuem uma margem de erro pequena, qualquer problema, culpem o senhor Google Drive.

55 comentários:

  1. Gostei muito da sua postagem, a verdade é nua e crua: a maioria os leitores tem preguiça de comentar ou não sabem o que dizer. Sou autora e leitora, amo ler e comentar as fics de outros autores, pois sei que isso anima muito :)

    ResponderExcluir
  2. Sabe porque a galinha atravessou a rua?
    Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss) -morri de rir
    okay, estou comentando por quê não sou leitora fantasma e ameeeiiii a sua pesquisa, é realmente muito triste você escrever toda uma história e receber um review por capitulo e sempre da sua melhor amiga, mas enfim. É sempre bom saber por que os fantasmas não dão sinal de vida... esquece não digitei isso hahaha
    Adorei a postagem.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei. Sério.
    Eu sofro um pouco com isso de "Leitores Fantasmas". Mas tenho que admitir, que às vezes, eu mesma sou uma. Não é nem preguiça de comentar, é vontade de ler rápido pra acabar a fic kkkkkkkkkkkkk
    Mas adorei.

    ResponderExcluir
  4. Tenho meio que vergonha de admitir que sou um leitor fantasma... Mas basicamente é porque, ou eu realmente não tenho nada a dizer, ou porque simplesmente me recuso a comentar: "Nossa, adorei o cap. Continua!"
    Da mesma forma que não gosto de comentar isso, também não gosto de receber um review assim... eu acho meio vazio, é quase como um: "Vou comentar só pra não ser fantasma/fazer com que o(a) autor(a) continue"
    Apesar de que tem autores(as) que até gostam desses reviews, aí não ligo de comentar (mesmo sendo genérico até não poder mais)
    Well, só queria deixar meu ponto de vista aqui mesmo
    Fui!

    ResponderExcluir
  5. Depois que o contador de acessos do Nyah apareceu eu fiquei admirada com a quantidade de acessos que algumas das minhas fanfics tem, e nenhum comentário; eu costumava ficar chateada por não ter ninguém comentando, mas já não me importo mais, nem mesmo os fantasmas me incomodam, mas fico curiosa para saber quem está lendo, e não comentar por preguiça, tudo bem, às vezes é melhor do que fingir que gostou e escrever "Posta mais"

    ResponderExcluir
  6. Vou comentar essa postagem porquê eu não sou fantasma, rs.
    Acho que não vou conseguir entender uma pessoa tímida nesse aspecto, até porquê eu sou a rainha do extrovertimento, kkkkkk
    Mas quanto à parte do autor ser ''arrogante'', eu acho que eles também devem fazer sua parte e deixar os leitores confortáveis em conversar com eles através de review. Eu sempre faço isso, palhaçadas nas notas finais sempre me fazem querer comentar *//*
    Amei a matéria. Parece ter dado trabalho, então, parabéins <3

    ResponderExcluir
  7. Eu super respeito (e entendo) a decisão dos leitores fantasmas, até mesmo porque às vezes eu fico com preguiça de comentar ou com vergonha de não saber o que falar. Mas sempre que posso, até quando estou com preguiça, vergonha ou sem tempo, eu tento comentar, porque por mais que seja um comentário, digamos, inútil do tipo ''Gostei do capítulo'' ou ''Legal'', isso motiva de alguma forma o autor a escrever mais um capítulo, porque ele (o autor) sabe que tem pelo menos 1 pessoa lendo. Em relação ao caso de postar só quando tiver X comentários, acho isso uma sacanagem, mas claro respeito que faz. EU como autora escrevo por prazer, porque me faz bem e eu aprecio isso, e sinceramente eu não me importo se tem 1 ou 200 pessoas lendo o que eu escrevo, eu simplesmente escrevo por escrever e posto. LÓGICO que quando a gente recebe um comentário ou alguma coisa motivadora, como um favorito ou um acompanhamento, a gente fica feliz. Mas eu não sinto essa necessidade de só postar por comentários, eu sinto necessidade é de escrever, e não quero nem saber se vai ter ou não comentários, favoritos, visualizações....
    De qualquer forma, adorei a postagem, interessante demais rs.
    Beijos, Gabrielle :D (Desculpe o Anônimo)

    ResponderExcluir
  8. Gostei imenso, no entanto tenho que admitir que muitas vezes sou eu o leitor fantasma. Não é que eu não goste de comentar ou assim... Mas por exemplo, quando estou a acompanhar uma história muito longa às vezes é difícil de pensar no que vou comentar em todos os capítulos e acabo por não comentar alguns só mesmo porque não tenho o que comentar. Outras vezes também me acontece não estar a gostar muito do enredo ou da história em si, mas ficar a acompanhar para ver se melhora. Nestes casos eu prefiro não comentar nada porque a qualquer momento posso desistir.
    Agora quanto ao facto de, por vezes, os escritores não responderem, também ajuda imenso para que uma pessoa perca a vontade de mandar um review... afinal bem ou mal nós fazemos isso para os incentivar a melhorar e/ou a continuar o bom trabalho. Não custa nada agradecer. E pronto acabei por aqui. Parabéns pela matéria, achei muito interessante :)

    ResponderExcluir
  9. Se esses leitores preguiçosos soubessem o bem que faz receber um comentário. Não importa o tamanho do review, contanto que seja sincero. Realmente uma pena essas estatísticas.

    ResponderExcluir
  10. Eu geralmente não sou uma leitora preguiçosa, só fico um pouco chateada com o fato de que muitas autoras, pedem/imploram por comentários e não os responde ou os agradece... Então se me virem 2 vezes em uma mesma fic é por que: ou eu gosto muito da fic e não fico irritada do autor não me responder ou eu estou esperando que ela me responda. Mas mais do que isso é impossivel pra mim. sou uma leitora chata, só leio fic TVD e Twi muito raramente um original, se a fic estiver finalizada eu comento no ultimo capítulo para a autora saber que eu estive lá. Eu era uma autora que respondia comentários então gostaria de ser respondida tbm, se os autores acham que os leitores fantasma são ruins, uma autora que não responde é muito chato tbm!
    Amei o seu gráfico, só não gosto muito do contador do Nyah! eles deixam as autoras um pouco frustradas! ;)

    ResponderExcluir
  11. Muito bem, adorei. Realmente faz sentido. Eu leio todos os generos, muitas vezes pela historia ser cativante, pouco me importa se são dois homens ou duas mulheres sendo um casal, desde que a historia seja boa o suficiente para mante-los juntos, rs. Eu gosto de comentar, muitas vezes eu lia as historias, mas respondia somente no outro dia (geralmente quando lia de madrugada), e não vejo problema algum nisto. Comentar não gasta nem 1 minuto se você for breve e direto no que quer falar.
    Adorei a iniciativa de nos mostrar o que os Gasparzinhos estavam achando dessa vida nas trevas, espero que um dia todos comecem a comentar e, claro, com educação e respeito que todos merecem. E para aqueles que recebem comentarios, que respondam com alegria ^^ afinal, você recebeu uma critica e não são todos os sortudos que conseguem um "gostei, continua". Valei Tia Kori, até uma proxima ^^

    ResponderExcluir
  12. Ameei, é realmente decepcionante que a maioria dos leitores fantasmas não comentem por preguiça, eu mesma posso não ler muito por falta de tempo, mas quando tenho tempo, gosto de fazer um comentário legal. Espero que os leitores fantasmas leiam sua matéria e comecem a comentar mais neh, não mata ninguém e todo autor gosta né, nem que seja um gostei ou uma crítica desde que seja construtiva né >.<
    Super gostei do Blog Kori Hime, até mais

    ResponderExcluir
  13. Eu sou o oposto total do fantasma.Amo comentar mesmo nos capítulos mais bobinhos e de transição. O autor se esforçou pra criar aquilo, poxa, pelo menos um "ei, tá bom assim" anima um pouco o autor a continuar.

    ResponderExcluir
  14. Oi. Nao sou escritora do nyah
    Mas sou blogueira e tbm amo receber comentarios!
    Mas so to comentando mesmo pra marcar minha passagem por aqui.
    Acompanho a page do nyah no face
    E ja que li o post resolvi comentar.
    Tbm fiquei curiosa de saber se o nyah tem um app. Tem?
    To no cel agora. Beijos

    ResponderExcluir
  15. A gente sofre nos sites de fanfics, a gente sofre - como disse a Bianca Nunes - nos blogs, é dificil escrever/postar/ e não ver o que você escreveu sendo comentado. Eu sou leitora, não só autora. E para mim isso só piora minha visão sobre alguns leitores. Eu falei, tento é claro não me influenciar por isso, mas as vezes falo, não faço chantagem, porque não suporto isso, é uma coisa que me faz deixar de ler uma fanfic, porque precisamos sim de comentários para sabermos se a história está sendo bem aceita, ou não. Mas chantagear não dá. O que mais me deixa triste ai, é porque tem gente que até poderia escrever mesmo uma frase que incentivasse, mas não fazem isso, e nós, autores, ficamos sem saber o que fazer... Bem, gostei bastante do seu post. Parabéns por ele!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  16. Eu comento em todo capitulo que leio. Se eu não gostei da fic, eu nem termino de ler, pois nunca conseguirei fazer um comentário com criticas, mesmo sendo construtivas ç.ç Mas se eu estou lendo a estória, aquela fanfic que eu sei que autor se esforçou pra escrever, me sinto obrigada a comentar. Mas são dois lados da moeda, fico chateada quando comento e o autor não responde (não por falta de tempo, quando eu vejo que ele não teve tempo de responder nem ligo). É o mesmo sentimento de quando você posta uma fic e não tem nenhum comentário, quando comenta e não é respondida também é chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, eu sou leitora tb e comento as fic que eu gosto, mas quando vejo que a autora nao responde ou não está nem ai para o meu comentario, eu nem comento mais e tb nao leio mais a historia. Elas pedem comentario, você faz um outra fic como comentario, ai ela chega e só fala, obg e no outro comentario que está apenas continua, a autora coloca um texto, se fizer isso comigo, nunca mais vai ver meu comentario naquela fic, nem vizualizações minhas

      Excluir
  17. Adorei a postagem!
    É o seguinte, sou uma leitora fantasma em 95% do tempo. O problema é que quando estou lendo, tenho uma ansiedade de passar pro próximo capítulo logo, e acabo não comentando. Mas não é só isso. Infelizmente, a maioria das históras que leio, o(a) autor(a) pede comentários para postar um próximo capítulo, e isso me chateia bastante. Sei que é chato você passar um tempão escrevendo e no final não ter muito "reconhecimento" (já fui escreitora e sei como é isso), mas é chato ser obrigada a comentar, e quem escreve tem que se lembrar: ninguém tá te obrigando a escrever! Então acabo pegando rancor da autora e fico com uma séria vontade de desistir da fic, mas acabo que gosto muito, então revido não comentando em nenhum capítulo. Tem umas outras histórias que infelizmente, quem escreveu tem uma ótima criatividade e um ótimo senso de personagens e enredo, mas que não sabe escrever, e acaba que fica com mais erros que acertos ortograficamente, e perco a vontade de ler algo mal escrito e não comento nos capítulos que ja li. As 5% porcento das vezes que comento, é porque vejo que a história é bem escrita e que me encanta o enredo, assim, sinto vontade de elogiar, ou até de criticar quando veja algo errado.
    Resumindo, pros autores(as) que sabem que são bons mas que não recebem muitos cometários, não fiquem desmotivados(as) e não percam sua moral obrigando comentários, pelo contrário, se motivem com isso, façam cada vez mais histórias melhores que inspire o leitor a comentar, e vocês saberão quando precisa melhorar ou quando chegou "lá".
    Beijos, Hannah (perdão o anonimato).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como leitora eu sempre comento quando eu gosto da fic. O problema é que quando vc lê e gosta da fic e não comenta, a autora acha que ninguem gostou e ai se desestimula a continuar com ela, já vi varias fics boas pararem se serem escritas. Leitores como vc, que 95% sas fantasmas não prejudicam só a fic que está sendo escrita, mas os outros leitores de carteirinha que gostam comentam e ou favoritam a fic. Em relação a pedir comentario para continuar, eu acho certo, porque não vale a pena continuar com uma coisa que não está tendo retorno ( estou falando como autora agora)

      Excluir
  18. Eu não me considero uma leitora fantasma. Quando estou acompanhando a história, comento a cada atualização. Mas, se eu encontro uma história legal e ela já estar terminada, eu não comento!
    Motivo de não comentar as terminadas: O autor não precisa mais de inspiração
    Eu comento histórias não terminadas pois acho que serve de incentivo para os escritores.
    Ps: Nunca escrevi nada, apenas leio pra passar o tempo!!

    ResponderExcluir
  19. Eu tento não ser leitora fantasma, adoro comentar as histórias, não sei como ou porque, mas me deixa feliz ver que o autor está feliz por ter mais alguém lendo e dando opinião.
    Acho ruim não ter a opinião dos leitores nas minhas histórias porque as vezes tem alguns erros que não percebo ou não sei se a história está boa, as vezes pode estar horrível e não tenho nenhuma opinião pra poder saber oque melhorar, por isso adoro os que vem e dizem o que eu errei!
    Eu comento histórias terminadas pra mostrar o quanto adorei ela, e comento as em andamento pra dar incentivo também.
    Não comento quando paro na metade do caminho, quando tem muitos erros ou não dá pra entender nada da história, aí prefiro só deixar de lado.

    ResponderExcluir
  20. Hahaha amei os Winchester. As vezes eu leio uma fic só os primeiros capítulos, quando fico curiosa sobre o assunto. Se eu gosto, volto e comento, se não deixo quieto.

    ResponderExcluir
  21. Ótima postagem, com certeza ela é muito interessante. Escrevo fics no social spirit e já passo por essa de leitores fantasmas a muito tempo. Eu tenho orgulho em saber que não sou uma deles, até me arrisco dizer que noventa por cento das coisas que leio eu comento. E não são comentários genéricos kkkkk
    Às vezes eu nem gosto muito da fic, mas comento mesmo assim, sempre incentivando :3
    Não diria que resolveu meu problema... Mas agora digo "quem comentar nesse tem dedicatória no próximo" e o povo começou a comentar mais. Sempre coloco o nome de quem comentou nas notas iniciais e agradeço. Também dou destaque no agradecimento para os comentários grandes e fodas que me deixam super mega feliz.
    É um meio afinal... Eles ganham e eu ganho, isso porque os comentários são minha inspiração >3<

    ResponderExcluir
  22. Eu sinceramente não sou a maior fã daqueles que só postam o próximo capítulo com X reviews. Eu só fico pensando, "as pessoas postam a fic porque gostam ou para receber reviews?" Eu posto porque gosto de postar. Ok, vez ou outra eu peço meta de reviews, mas não me aguento e já posto só de receber AQUELE comentário *-*. Kkk
    -Garota Apaixonada kisses

    ResponderExcluir
  23. Bacana o levantamento estatístico. Foi sucinto, bem organizado e reflete a realidade dos sites brasileiros de fanfiction.
    Pena que a atitude dos leitores não muda, nem após muitos deles apreciarem tudo que foi apresentado aqui.

    -Katia Marinho.

    ResponderExcluir
  24. Gostei das estatísticas! É curioso saber sobre os fantasminhas shuahusa eu procuro comentar sempre nas histórias que gosto, já que sei como é ruim não ter comentários nas histórias que você demora e faz tanto esforço pra escrever.

    ResponderExcluir
  25. Eu realmente gostei do post, ele foi bem feito e as estatísticas levantadas ajudam a entender bastante.
    No começo quando eu lia fanfics eu realmente sentia vergonha de comentar, sequer tinha criado uma conta, depois que criei, eu deixava um comentário ali, outro aqui, geralmente meus comentários sempre foram loooongoooos (vide o ultimo de 3,200 palavras, mas calma, eram 13 capítulos e fiz um só reviw pra minha amiga, Arisu <33) e creio que proveitosos, porque geralmente os autores sempre foram gentis comigo e ate mesmo já os vi utilizarem das minhas dicas nos capítulos posteriores o que me deixava feliz e me fazia querer comentar. Mesmo eu realmente gostando de comentar era raro eu comentar algo, primeiro, eu olhava se a autora respondia os reviws (sou dessa época, socorro) e então decidia mandar se via se ela era legal e não arrogante, então okay, sempre fui bem recebido, mas recentemente quando mandei um reviw com uma pequena critica e conselhos para a autora, ela achou extremamente ruim e me respondeu "foda-se sua opinião, não me importo com o que você acha" embrulhadinho em umas palavrinhas bonitas, isso realmente me desmotivou, então parei de mandar reviws por um tempo, mas mandei esse um de 3mil palavras pra Arisu, e já faz tempinho hein? (Esse reviw me rendeu uma dorzinha de cabeça, porque minha beta ficou “que bonito, escrevendo esses reviws gigantes, mas escrever as estórias que é bom nada né? Nem uma palavrinha.” )
    Ainda não achei uma historia que me faça querer comentá-la. Às vezes quando vejo que a história esteja seguindo um bom ritmo não acho necessário comentar a fanfic, mas se necessário eu apareço pra, puxar a orelha ou elogiar o autor, meus reviws geralmente são grandes porque eu ADORO conversar com o autor e não apenas soltar algumas criticas ou elogios para a obra dele. Outro motivo para eu não comentar é que costumo ler histórias já acabadas ou one-shots, dai só comento mesmo quando necessário ou acho que seria legal se o autor continuasse em outra fanfic, porque a história era ótima.
    Entretanto no geral na minha época de leitor fantasma eu não mandava comentários, porque simplesmente não sabia o que falar e tinha aquela vergonha básica. Então quando comecei a escrever e betar vi como comentários ajudavam e passei a manda-los com uma frequência um pouco superior, mas nem tanta, por simplesmente não saber o que falar para o autor, mas um dia eu chego lá e vou comentar quase toda história que ler. (Até que recentemente minha amiga recebeu um reviw em uma fanfic dela que eu beto, o reviw dela motivou até mesmo eu <3)
    (Suas histórias mesmo são do meu tempo de fantasminha, sempre quis comentar, mas como nunca soube o que comentar, você ainda não teve o (des)prazer de ler um reviw meu.)
    (E olha isso! Como eu falo demais, preciso parar com isso, ou não.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos que eu entrevistei falaram que são meus leitores fantasmas KKKKK hoje em dia não fico mais zangada com isso. Acho que as pessoas precisam se sentir a vontade para fazer o que desejar. Quando quiser estarei pronta para receber os comentarios hehhe :D
      bjs

      Excluir
  26. Adorei a postagem... afinal, o tanto de vezes que eu SÓ tive leitores fantasmas foi enorme! o.o
    Mas com o contador de acessos que colocaram no site de fanfics que eu uso, já não sofro mais tanto assim, afinal dá pra saber se a fanfic tem ou não leitores.
    Na verdade, no começo eu também era uma anonima, mas depois perdi a timidez e agora eu comento sempre ^-^

    ResponderExcluir
  27. OEE ^^ , bem, admito que muitas vezes eu mesma sou leitora fantasma, mas sempre leio quando chego da escola ou quando estou cansada, mas geralmente tento comentar nas histórias.
    Quando comento, procuro deixar claro o que gostei e o que não gostei, claro, de uma forma divertida.
    Gosto muuito de ser amiga dos escritores, acho a relação entre o leitor e o escritor muito importante para se manter bem :)
    Como escritora, eu admito que me importo com o tanto de comentários, favoritos e acompanhamentos, até porque acho importante para saber se a fic vale a pena ser lida etc. Mas atualmente, não ando me importando muito, mas quando vejo um novo comentario ou outras coisas, fico muuito feliz <3
    Amei a postagem, parece ter dado trabalho e realmente valeu a pena ter lido este post. Um beijoo!
    Milleeh-Kiss :*

    ResponderExcluir
  28. O post foi sensacional! *-* eu não vi essa pesquisa, se não tinha participado... mas vou deixar um comentário aqui do mesmo jeito.
    Além de leitora, também sou autora. Não me importo de forma alguma com o número de comentários, mas se estivéssemos todos de acordo, a noite seria perdida, então vamos lá: Aprendi a respeitar quem precisa dos reviews, claro que tem um limite para isso. Para os esquentadinhos que só postam se receberem um número x de review, faço questão de abandonar; isso é uma falta de respeito com quem está seriamente comentando e curtindo a fic. Por favor né. Isso é o que mais me deixa irritada na vida!
    Eu tenho muitos leitores fantasmas, mas não ligo de forma alguma ^^ afinal, posto para me divertir e não para ficar preocupada! s2.

    ResponderExcluir
  29. Eu era uma leitora fantasma no começo...Depois de 1 ano na verdade fiz uma conta no fanfiction e comecei a escrever. Muitos dos meus leitores são fantasminhas, fiz um capitulo falando sobre como os comentários são ótimos e me animavam para escrever mais um capitulo. Nesse capitulo de explicação dos cometários teve sei lá quantas favoritamentos e comentários e olha que a fic era de Naruto! Mas eu fiquei surpreendida que depois desse capitulo todos os leitores fantasmas que liam fizeram uma conta e comentaram em todos os capítulos. Amo quando alguém me elogia ou mesmo critica, porque no próximo capitulo sempre os personagens brigavam comigo e zoavam a fic falando o errado e no final os personagens mesmos agradeciam ao leitor que criticou...Acho que foi por isso que essa fic ficou famosa no Fanfiction! Comentar me faz e me fazia um bem, fazia ter vontade de escrever mais de 1000 capítulos no mesmo dia! Adorei o Blog! Tchau!

    ResponderExcluir
  30. Eu achei maravilhosa a pesquisa. Escrevo no social spirit e também passo pelos leitores fantasmas.

    Quando estou lendo uma fanfic eu sempre comento e falo se estou gostando ou não da história. Como autora, gosto de receber comentários e não exijo determinado número para postar o próximo capítulo. Os comentários para mim incentivam e também as criticas construtivas me ajudam a melhorar cada vez mais.

    Para os leitores fantasmas eu tenho um recado: Deixem de preguiça e comentem, nós autores gostamos de receber um elogio ou uma critica que nos ajude a melhorar

    ResponderExcluir
  31. Nossa, essa postagem foi sensacional!
    Tipo assim, eu já suspeitava que a maioria dos leitores fantasmas só assumiam essa designação por conta da preguiça (lei-a se: eu mesma às vezes), mas outras coisas, como ler no trabalho, em aula, medo de chatear o autor ou ser mau recebido, mesmo não respondido, são questões completamente novas. Sabia que alguns não deixam um review por serem tímidos, mas eu procuro incentivar leitores assim sempre que um deles resolve dar as caras, fazendo questão de responder com palavras carinhosas e argumentando sobre o meu ponto de vista. Inclusive, tenho orgulho de dizer que já "desvirtuei" alguns fantasmas, que hoje viraram comentaristas natos e meus "fãs", mas, infelizmente, só posso dizer que o número não é tão animador assim, não como eu gostaria, ao menos.
    Argh, como eu odeio metas! Confesso, eu já fiz isso em um capítulo, mas não foi, tipo "x comentários para o próximo", e sim "tantos? Será que vocês conseguem?" Eu jamais seria capaz de ser tão radical, mesmo escrevendo isso nas notas, pois, na realidade, eu quero apenas amedrontá-los, enxotando aqueles que não irão deixar review algum. Pode parecer cruel, mas eu prefiro que eles estejam avisados e eu ter menos leitores (fiéis) do que muitos e ínfimos comentários.
    Sua postagem foi bastante esclarecedora. Agradeço imensamente seu empenho e paciência, montando todos os esquemas, questionários e gráficos apenas para nos mostrar o que gostaríamos de entender.
    Beijinhos,
    Roberta Matzenbacher.

    ResponderExcluir
  32. meus motivos para eu talvez não comentar:
    1. leio escondida dos meus pais
    2. leio na escola durante as aulas de informatica
    e em ultimo caso preguiça ,tipo só de ler a fanfic já me sinto mais disposta
    Também sou escritora e tenho leitores fantasma na verdade eu já fui uma antes de fazer a minha conta e depois por um tempinho, acho chato da a entender que eles não gostam mais da historia ,você se pergunta se é um erro seu e isso te deixa meio que para baixo!!!! :-<

    ResponderExcluir
  33. Eu não comento porque quando eu gosto da história eu quero ler o mais rápido que eu puder, porém deixo indicação. Mas quando a história a ainda não está acabada eu comento sim ^_^

    ResponderExcluir
  34. Adorei o post! Eu sempre suspeitei que meus leitores fantasmas não comentavam por preguiça mesmo, já que eu mesma faço isso de vez em quando... Também tem alguns leitores que simplesmente comentam em um capítulo e em outro não. Acontece, né? Além do mais, de vez em quando aparecem uns leitores que não mandam nenhuma review mas no final escrevem uma recomendação muito boa. Seu post ajudou muito! :D

    ResponderExcluir
  35. Essa foi simplesmente a pesquisa da minha vida. Devo admitir que usufruo de uma certa hipocrisia - eu quase nunca leio fanfics porque 98% do tempo estou ocupada escrevendo a minha história e nos outros 2% pensando em escrevê-la, no entanto, não comento as poucas que leio (embora isso não aconteça no fanfiction.br; costumo ler no AO3 e no Livejournal). Mesmo assim, vivo reclamando dos leitores fantasmas. Quer dizer, eu sou o tipo de autora que escreve capítulos de 12,000 palavras, e é meio desconcertante ouvir alguém dizer que não comenta porque "tem preguiça" (principalmente quando se tem mais de 500 leitores e nem 1/5 disso, eh). Eu não posso ter preguiça de escrever, mas os leitores podem? Enfim, mas se for para falar sério, prefiro poucos comentários elaborados do que aqueles (não tão) famosos "amei continua pfffff". Pfft. Só os Winchester para lutar contra esses fantasminhas mesmo ¨/

    ResponderExcluir
  36. Olá, cheguei até a sua postagem através da indicação de uma amiga. Pois não é de hoje que eu reclamo daquele pessoal simpático que favorita as fics mas não deixa comentário.

    Escrevo há 10 anos e nesse meio tempo já recebi todo tipo de comentário, mas infelizmente, no ultimo ano tem diminuído bem o numero de comentários, acredito que em parte é culpa minha, já que estou em hiato com alguns textos em produção lançados. Mas tenho pelo menos 20 textos completos no meu perfil e alguns deles, jamais viram um único comentário (levando em consideração que na época que eu os lancei, em outros site, que acabou fechado, todos receberam vários comentários).

    No quesito leitora confesso que estou bem relapsa. Não leio uma fic há anos, por conta de uma série de pequenos fatores que estão me atrapalhando, inclusive, de continuar produzindo meus próprios textos.

    Nunca fiz e jamais farei aquela chantagem suja de "só continuarei a fic depos de X comentários". isso é baixo e demonstra falta de maturidade do autor.

    E como a Ana Rocha disse ai em cima, prefiro comentários com conteúdo e profundidade, por mais sem traquejo que seus autores sejam, do que aquelas frases curtas de "ai amei".

    Parabéns pelo texto e um recado aos meus possíveis leitores fantasmas, babies, eu não mordo... muito forte.

    ResponderExcluir
  37. Hehehe com isso dá pra entender muuuito dos leitores fantasmas, já é a segunda vez que estou lendo esse post...
    Eu não me encaixaria nessa faze de fantasminha já que comento em todas as que leio e ainda ponho nos acompanhamentos...
    Eu sei como é frustrante ter um ou nenhum comentário nas histórias, fiquei meio depre na primeira vez que postei uma historia e não vi nenhum comentário, mas ai resolvi escrever outras e hoje tenho umas 6 incluindo uma One Shot :D
    Caso queira ler uma das minhas histórias é só me procurar lá: Yume chan!
    Sim é o mesmo nome da minha conta no google :P faço isso pra ficar mais fácil dos outros me acharem hehe...
    Agradeço as dicas de português que você posta no Nyah!
    Arigatou...Sayonara!

    ResponderExcluir
  38. Cerca de 70% das vezes que eu não comento a fanfic é porque eu realmente não sei o que comentar. Eu até posso realmente ter gostado, mas quando eu reviso o capítulo antes de comentar não encontro nenhum comentário digno a fazer, eu acabo não comentando. Das próximas vezes acho que apenas vou comentar que gostei se não conseguir achar mais nada para dizer, porque comentários são realmente animadores para os autores.

    ResponderExcluir
  39. ODEIO fics movidas a comentários. Abandono mesmo (até porque a maioria delas não é boa). Se for boa, eu não comento de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você é um doce :3 Espero que se você tiver uma fic seus leitores parem de comentar :3
      ' Abandono mesmo (até porque a maioria delas não é boa). Se for boa, eu não comento de jeito nenhum.' Se pedir reviews e for ruim você abandona. Maaas, se for boa você não comenta. Aprende a se expressar ;)

      Excluir
    2. carolinalorena, na boa vc é uma leitora que não faz falta para fic nenhuma, cai na real, nenhum autor se importa de uma leitora como vc para de ler a fic

      Excluir
  40. Eu nao consigo cadatrasta minha conta no nyah mas eu respeito muito quem escreve.

    ResponderExcluir
  41. É por causa de leitoras babacas como essa "carolinalorena" que vários autores estão deixando de escrever fics. Engraçado, acha ruim os autores cobrarem reviews, mas ler vc sabe né?? Folgada e preguiçosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse a Kori, o respeito é essencial e todos gostamos dele, simplesmente você não vai gostar se eu te chamar de babaca, como não gostaria com outros. "Leitoras babacas" mesmo que seja, elas são nossas leitoras, tem os fieis, críticos e os fantasminhas, dúvido muito que não tenha tido nem um pouco de preguiça na vida, pra ser honesta eu fui uma leitora fantasma, agora eu regularmente comento em fics, só que as vezes simplesmente não dá certo. Desculpe me revoltar por algo tão infantil, mas pra ser honesta, com essas atitudes apenas a 2° série vai chegar.

      Excluir
    2. eu concordo com o anonimo de cima, leitores fantasmas são babacas mesmo, por causa deles muitas fics são deixadas de lado. As vezes vc está, comentando a fic porque realmente vc está gostando dai depois nunca mais ve a atualização dela só por falta de comentario, isso dá raiva, não do autor que está com toda a razão, visto que seu trabalho não está sendo valorizado, mas desses leitores que não dão dica de que estão gostando. Se não gosta de comentar, pelos menos favorita e se não está gostando, não lê. Leitores fantasmas não prejudicam apenas os autores, mas os leitores acíduos da fic, aqueles que já favoritaram e\ou comentam sempre

      Excluir
  42. Hey gente. Sou a favor de que todos deem sua opinião, já que é constitucional o poder da liberdade de expressão. Só que não vale ofender as pessoas né?
    E não vem dizer que "Mas ela começou" porque aqui não é Jardim de Infância e eu acho que todo mundo já tem mais de 5 anos.
    Valeu galera.

    ResponderExcluir
  43. Meus comentários são de tamanho médio, mas quando não sei exatamente como me expressar ficam menores.

    ResponderExcluir
  44. Olá, eu gostaria muito de me cadastrar, faz uns dois anos que leio as fanfictions que vocês escrevem(isso começou de um jeito engraçado, nem sabia o que eram "fics", queria saber a "história do super 111" e acabei encontrando uma fic, gostei tanto que não consigo parar de ler, porém, agora leio de outros filmes ou animes), minha mãe não deixou eu me cadastrar quando comecei a ler porque era muito pequena tinha menos de 12 anos, mas, vou perguntar de novo hoje, espero que ela deixe...eu não comento as fics(rsrs), mas, é porque precisa se cadastrar para isso, né???? Acho que sim...(rsrs), valeu pelo maravilhoso site, espero que o pessoal comece a comentar, eu tenho minhas próprias fics, mas, só o meu irmão sabe, queria poder colocá-las na internet também :( ...obrigada pela atenção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua mãe deixe, é bem divertido postar sua fic e ver a opinião de muitos, comentários incentivadores, o rumo da história que quer chegar, revoltas por você demorar muito com a fic, tudo é muito divertido <3

      Excluir
  45. Eu antes escrevia, e muitas vezes parei por conta disso. Interessante as estatíticas, coisa que todo mundo deveria ler haha
    http://poxathalita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Não sou boa com palavras, que dizer, depende do dia. Às vezes estou tão inspirada para escrever que quase escrevo uma fic no comentário, outras vezes só comento para motivar o autor (e porque sei o quanto é bom receber comentários). Quando gosto muito de uma fic, me obrigo a comentar todos os capítulos, por maior que esteja a minha preguiça. E quando acho a fic mais que demais, eu simplesmente recomendo-a (afinal, não vai ser todo dia que estarei inspirada para comentar divinamente na minha fic favorita).
    Achei seu post MUITO interessante, mas um pouco confuso *risos*. Mas de boas, sei que você tentou nos explicar sobre os Fantasmas (eu já me acostumei com os meus, nem me importo mais).
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  47. Eu comento em quase todo capitulo que leio, e , para ser sincera, eu sou fantasma em várias fics só pelo fato de não conseguir escrever nada construtivo- o q é difícil-, paro de ler muitas fics por não conseguir comentar nada (Sei lá... Desanima...), mas eu continuo a marcar que estou acompanhando por dó de dizer(ou parar) ao autor que a fic não está boa ao meu ver- o que também é difícil.

    ResponderExcluir

Sabe porque a galinha atravessou a rua?
Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss)