quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Decifrando o Rio de Janeiro – Praça Paris


A Praça Paris fica no bairro da Glória no Rio de Janeiro. Foi construída em 1926 com projeto do urbanista francês Alfred Agache, durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior. Esse projeto reproduzia o traçado e a elegância de um jardim parisiense. A praça foi erguida sobre um aterro. No início, ia das avenidas Rio Branco e Beira Mar até a rua da Glória. Posteriormente, foi encurtada para dar lugar à praça Marechal Deodoro da Fonseca. Na época da construção do metrô, a praça foi completamente destruída. Ela foi restaurada e reinaugurada em 1992, quando foi cercada por grades, visando à sua preservação.
 (Fonte Wikipédia)


O Rio de Janeiro possui lugares mais incríveis do que a praia de Copacabana e o Cristo Redentor. As pessoas se apegam apenas nas belezas famosas e parece que esquece o encanto do restante da cidade. Por exemplo, estou no Rio de Janeiro há sete anos e hoje foi a primeira vez que fui na Praça Paris, aqui perto de casa.
Pesquisei fotos antigas da Praça Paris e fiquei apaixonada e saudosa por uma época que eu não vivi. Aliás, eu sou apaixonada pela elegância e sofisticação do passado. Seria perfeito uma fusão com a elegância do passado e a tecnologia do futuro.

Infelizmente as cidades grandes sofrem com o vandalismo. A Praça Paris, mesmo com grades altas e segurança, possui as marcas de vandalismo.
Sonho meu, ver os cidadãos preservando nosso patrimônio.

Fiquem com as fotos que tirei hoje.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sabe porque a galinha atravessou a rua?
Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss)