sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sem desculpas: Leia um livro.


Você já deve ter ouvido alguém dizer o quão importante é ler. É uma forma de adquirir conhecimentos e enriquecer o vocabulário. Desenvolver a imaginação e a interpretação.
A leitura é o pilar de qualquer profissional.
Meu contato com os livros começou cedo. Diferente da juventude de hoje, eu era frequentadora de bibliotecas, da escola e as públicas também. Infelizmente, minha mãe não tinha condições de me comprar os livros que eu queria. Livros no nosso país nunca foram baratos. Mas isso não me impediu de viajar em diversas histórias interessantes desde quando comecei a ler. E de graça.
Qual a importância da leitura? Da educação? Para mim é muito importante. Nos completa e dá uma identidade. Dá o poder as pessoas.
Minha avó materna. Ela não sabia ler e escrever. Lembro-me que quando era menina, eu passava lições para ela. Aquelas do pré, sabe? Passar o lápis por cima das letras, e do Zig Zag.
Minha avó me disse uma vez: Meu sonho era escrever como você faz na escola.
Essa mulher morreu aos 85 anos. Só sabia escrever seu nome. Mas ela me ensinou mais do que qualquer pessoa formada pode ensinar. Minha avó me ensinou a dar valor as menores coisas existentes. E um livro, mesmo aquele com poucas páginas, não é algo pequeno. Pode se tornar enorme quando você o lê.
Depois que comecei a trabalhar, tive condições de comprar livros. E agora, passo isso para a minha filha Serena, de 2 anos.
Só depende de você, obter conhecimentos e ser alguém sem limites.

Poucas pessoas tem o hábito da leitura. Busque histórias com temas que você se identifica. Se gosta de tal filme, porque não ler o livro que deu origem a ele? Procure ir a bibliotecas e visitar livrarias. Mesmo que não tenha dinheiro para comprá-los. Existem muitas livrarias que permitem que o cliente leia os livros a vontade. Por exemplo, aqui em São Paulo tem a Livraria Cultura no Conjunto Nacional. (Avenida Paulista, 2073). Na mesma avenida, existem diversas outras livrarias tão boas quanto.
A recém reformada  Biblioteca Mario de Andrade é outro local onde você pode passar um dia lendo. Fica no Centro de São Paulo (Rua da Consolação, 94 ).
Aceito sugestões de lugares para boa leitura em outros estados. Pode enviar a dica no comentário.
Como eu disse, não existe desculpas para não ler.






4 comentários:

  1. Não aceito a pessoa dizer "ah eu não gosto de ler livros". Eu acho que é porque ela não encontrou o livro certo para ela, que a agrade. Porque poxa, tem tantos livros de assuntos variados, se você não gosta de um romance, como eu por exemplo, experimente ler os policiais. Existem livros para todos os gostos, literalmente, não tem desculpa para não ler.

    Aqui em casa desde pequena fui acostumada com a leitura também, lembro que meu primeiro livro mesmo foi Harry Potter haha, daí pra frente não parei mais, e meus pais sempre me apoiaram, inclusive vivem me recomendando autores novos (foi graças ao meu pai que descobri Agatha Christie ♥). Acho esse apoio essencial, pois a leitura é necessária, não adianta negar.

    Amei o post, quem dera se a maioria das pessoas pensassem dessa maneira sobre os livros D:
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ah! Esqueci de dizer, em Belo Horizonte existe a Biblioteca Luiz de Bessa, funciona o dia todo durante a semana, e fica até a tarde aos sábados, é um ótimo lugar pra quem não tem dinheiro e quer ler um bom livro ;D

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Thaís, e adoro o Nyah!. Infelizmente, entrei nele somente em 2012, quem me dera ter entrado antes. Enfim, tenho apenas 11 anos, mas li mais de 20 livros. Os amo e tenho uma relação especial com os personagens e seus autores.
    Em minha escola, ou melhor, na minha turma, as pessoas não leem muito, na verdade, quase nada. Mas espero que eles sigam o meu caminho, pois sou conhecida por amar ler.
    Lá, meus colegas de classe leem a saga de livros "Diário De Um Banana". Nessa saga tem 6 livros, eu li todos e realmente os amo. Pois aquela saga foi meu ponto de partida. Ele foi o livro de realmente um bom tamanho que eu li, a partir deles, comecei á devorá-los.
    Mas meus amigos não. Sei que todos tem sua hora, mas acho que isso é muito. Eles leram isso e não se interessam por outros. E eu? Eu comecei a ler de verdade aos 9, mas mesmo assim lia outros, aqueles pequenos de criança. Pois a minha avó paterna era (é que ela se aposentou) professora e, quando a escola fechava, ela doava para mim e minha irmãzinha (de apenas 3 anos mas que adoro os livros com aqueles sons). E eu ainda tenho um livro guardado que amo, e o tinha recebido da minha avó; ele é pequenino, tem somente 3 histórias chinesas (se não me engano, é chineses), bem bestinhas, mas simplesmente perfeitas para mim.
    A cidade onde eu moro é uma Capital, mas pelo que eu sei, não tem uma biblioteca ao qual vocês falam. Mas tem as livrarias, como a Saraiva e a Leitura de shopping principal daqui, o Manaíra Shopping. Lá eles deixam nos lermos, porém, nada de bagunçar, ler alto ou danificá-los. Mas, pelo que o meu pai diz, abrirá uma biblioteca pública aqui, em João Pessoa, Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau que otimo isso hein? Ler é tão especial, as pessoas só não leem porque ainda não encontraram um livro de interesse, porque mesmo que seja um simples manga, ou quadrinho já vale a pena a leitura.
      Fico feliz de ter sua mensagem salva aqui no meu blog. Parabens <3
      Beijosss

      Excluir

Sabe porque a galinha atravessou a rua?
Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss)