sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Decifrando as fanfics - Inicio da Saga



Fan fiction, Fanfic, fic...
Você já ouviu ou já leu algo relacionado a essas palavras acima? Se sim, você esta no lugar certo. Se não, bem vindo ao mundo das historias criadas por fãs.
Muitas pessoas já devem ter pensado a seguinte frase: “Eu faria diferente o final.”
Ou: “Não gostei, se fosse eu teria feito melhor.” Ui
E também tem: “Agora que a historia acabou o que vai ser da minha vida?”
Muitas pessoas se veem nessas ou em outras situações quando assistem filmes, séries e desenhos. Ou leem histórias em quadrinhos e livros.
Algumas apenas ficam aguardando a vida voltar a ser colorida novamente, mas há pessoas que arregaçam as mangas invisíveis, e escrevem suas próprias histórias. A diferença é que elas utilizam os personagens daquele filme, série, livro, etc. Plágio? Bem, isso é um caso delicado que eu não vou entrar em questão no momento.
Com suas ideias na cabeça e criatividade – as vezes nem tanto –, iniciam as tais fanfics.
Agora vou lançar mais uma palavrinha nova para você entender o mundo das fic.
Ficwriter é a pessoa que escrever fanfictions. Até aí tudo bem não é? Mas fica mais complicado quando você quer mostrar sua história para outras pessoas.
Existem diversas formas de você apresentar ao mundo suas ideias. Mas nem sempre elas serão bem aceitas, é aquela velha história “Não dá para agradar a todos.”
Há fóruns, blogs e sites que aceitam fanfictions. Ou você cria o seu, ou então cadastra-se em um deles.
Depois de cadastrado no site (leia as regras de postagem) e assim adicione sua história.
Viva! Agora todos irão ler sua história, se emocionar e dividir com você as emoções, os dramas e a felicidade de seus personagens. Isso nos leva para o próximo passo.
Os comentários, ou também conhecidos como reviews.
Essa é a prova de fogo dos escritores de fanfics.
Algumas vezes os tais comentários nunca chegam para te alegrar. Outras, quando chegam, te desanima até a sétima geração. Mas as vezes, existem pessoas que te animam tanto que faz você escrever mais e mais e mais.
Se você passar por essas etapas com um sorriso no rosto, eu lhe dou os parabéns, pois muitas pessoas desistem antes mesmo de tentar novamente, ou só porque alguém disse que não gostou da sua historia.
O que é preciso para uma fanfiction ser boa? Lida e comentada?
Pergunta capciosa essa. Claro que se eu soubesse a fórmula da fic perfeita estaria ganhando dinheiro vendendo ela nos sites afora. Mas o mais importante que ter 5 mil comentários em sua história, é ter a sensação de trabalho bem feito, mesmo com 10 comentários.
Mas quem sabe, aqui, eu não consigo ajudar você a acender a lâmpada da criação na sua cabeça?

Até a próxima.

7 comentários:

  1. Adorei seu novo blog!!! Fanfic é um tema que sempre me agrada =)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. “Não gostei, se fosse eu teria feito melhor.” Ui - Eu jurava que só eu já tinha pensado nisso UAHSUASHUASUAHS até me sentia meio mal (não), ainda bem que não sou a única 8D

    Mas sério agora. Escrever fic é uma delícia, mas todos ficam receosos com o feedback, os reviews. Eu, hoje em dia, nem tanto quanto antigamente, recebo uns dois reviews positivos e me dou por satisfeita. Mas antigamente, quando comecei mesmo, vissh :x aushuashuha ficava numa tensão enorme, "será que vão gostar?". E quando recebia alguma crítica, eu ficava derrubada, literalmente. Mas acho que o lance é você curtir, se divertir. Não vale escrever uma história, postá-la e dizer "não gostei". Acho que um dos segredinhos é esse sabe, como você mesmo disse "sensação de trabalho bem feito".

    Muito bom, Milla. Já estou seguindo yey 8D
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiai nada como um comentário para nos fortalecer é muito bom, mas não é tudo. Embora, vindo da pessoa certa pode mudar nossa "vida" HUSAHUSAHUSAS

      Excluir
  3. Oiii, Bom eu sou uma ficwriter novinha, só escrevo há 6 meses, mas ao longo desse tempo eu sempre fui muito feliz com os meus trabalhos que já são 2 concluídos, o que é uma proeza, como você mesma disse muitos desistem antes, não sou de desistir tão facil então eu faço com que as pessoas que não gostaram não sintam que eu não vou melhorar, criticas são sempre bem vindas e é o maior prazer recebê-los, é muito melhor um "Não gostei, precisa melhorar" sincero, do que um "amei" da boca pra fora...
    Assuntos fanfics sempre são uma coisa que enteressam, até por que hoje em dia tem muitas fanfics que se transfomaram em livros, então vemos que existem Leitoras-Autoras maravilhosas por ai escondidas! *--*
    Amei os assuntos do Blog, Parabéns!
    Bjinhos da Kah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez recebi um comentário que dizia que minha escrita era infantil e grotesca, achei engraçado porque do jeito que a pessoa digitava parecia as patas de um camelo, tudo errado. Então há criticas boas, uteis e as que a gente descarta pq nem vale a pena ne? KKKKK
      beijos

      Excluir
  4. Amo fics desde o ano passado.
    Sinceramente entrei no NYAH e tudo mudou! Sou apaixonada por livros desde as sagas do Harry Potter e desde então sempre compro livros para viver outra e nova aventura. E é ótimo sentir aquele cheiro e, claro, sentir a emoção de um vida repleta de amor, ação...
    No ano passado conheci NYAH e somente li fics, alguns me conquistaram bastante.. senti que aquele site é o meu lugar, gente que goste de leitura e escrita. Sei que pode soar estranho, mas por volta da minha família, não tenho com quem conversar sobre isso. Depois de um tempo me torno ficwriter e isso me anima demais.
    Receber um rewien é ótimo e contagiante. Escrever vendo sua estoria sendo linda por pessoas é.. não sei como explicar. Claro, tenho uns problemas de atenção e acabo fazendo burradas no site.
    Beijos, estou adorando o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi.
      Conheci muitas pessoas com esse mesmo problema, não tem com quem conversar sobre livros na familia, ou qualquer assunto relacionado a isso, o que me assuta :(
      Cresci cercada por isso, e sempre comentei com minha mae, ela sempre me incentivou. Então quando ouço alguem dizer que não le, ou que acha chato etc, fico com dor no coração.
      O Nyah é um lugar especialmente reservado para isso, fazer amizades e juntar as pessoas que curtem as mesmas coisas.
      Beijosss ♥

      Excluir

Sabe porque a galinha atravessou a rua?
Para ler seu comentário na lan house (Tum dum tsss)